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- | ====== Programa ====== | + | |
- | Esta disciplina é central na formação do físico, tanto do bacharel quanto do licenciado. Dá-se o nome de Física Moderna ao conjunto de conhecimentos gerados no início do século XX por físicos tais como Max Planck, Albert Einstein, Niels Bohr, Erwin Schrodinger, Werner Heisenberg e Wolfgang Pauli, entre outros. Estes avanços dizem respeito ao reconhecimento das limitações das transformações de Galileu, usadas para relacionar medidas de quantidades físicas feitas em diferentes referenciais inerciais, à identificação da estrutura microscópica da matéria, e à descoberta de padrões de comportamento de sistemas microscópicos incompatíveis com as previsões da Mecânica Newtoniana e do Eletromagnetismo de Maxwell, chamadas coletivamente de teorias clássicas da Física. A discrepância entre a realidade evidenciada pela natureza e as previsões das teorias clássicas, que ocorre quando as velocidades em jogo são comparáveis à da luz e quando os tamanhos são microscópicos, forçou o desenvolvimento de teorias que se reduzem às clássicas nas circunstâncias usuais: a teoria da relatividade, restrita e geral, e a teoria quântica. A disciplina é uma introdução a estas ideias, privilegiando a exposição e discussão da fenomenologia subjacente e a construção dos elementos abstratos que são o objeto destas teorias. Tem um vínculo estreito com o Laboratório de Física Moderna I, onde as evidências experimentais que provocaram o desenvolvimento destas teorias e as referendam serão revistas.\\ | + | ===== Objetivos da disciplina ===== |
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+ | Apresentar um histórico das tendências do ensino de física em âmbito mundial e nacional. Incentivar e promover a construção e/ou elaboração de material didático teórico e experimental para aplicação no ensino médio, particularmente explorando conteúdos de mecânica e calor, tanto clássicos quanto modernos e contemporâneos. | ||
===== Ementa ===== | ===== Ementa ===== | ||
- | Relatividade especial. Radiação do corpo negro: leis de Planck e quantização da energia. Espectro atômico e modelo de Bohr. Propriedades ondulatórias das partículas. Equações de Schrõdinger unidimensional: partícula livre, poços e barreiras de potencial e oscilador harmônico. Equação de Schrõdinger tridimensional. Átomos de hidrogênio: estrutura fina e efeito Zeeman. Além do átomo de hidrogênio. Tópicos de física contemporânea. | + | Concepções e métodos de ensinar e de aprender. Evolução das tendências para o ensino de Física. Abordagens experimentais no ensino de Física. Elaboração de Projetos de Ensino de Mecânica e Calor, incluindo os desdobramentos desses conteúdos na Física Moderna. Produção de material didático. |
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+ | (Fonte: Formulário 13, Especificação da disciplina Produção de Material Didático e Estratégias para o Ensino de Física I, Reforma curricular do curso de Física, 2009)\\ | ||
- | (Fonte: Formulário 13, Especificação da disciplina Física Moderna, Reforma curricular do curso de Física, 2009)\\ | + | Motto:\\ |
+ | "In the matter of Physics, the first lessons should contain nothing but what is experimental and interesting to see. A pretty experiment is in itself more valuable than 20 formulae."\\ | ||
+ | A. Einstein\\ |